quinta-feira, 20 de outubro de 2011

A Gravata da Norma

Vivemos num mundo que insiste usar o velho paletó e arrumar a gravata como quem vai à forca. Uma gravata que coercitivamente nos lembra que “se não for assim” corremos sérios perigos...

Eu não sei dar nó de gravata. Meu pai sabe um pouco, meu avô sabia muito bem. Bem, eu não sei...
Norma, minha mulher, me deu uma gravata para eu me tornar um homem elegante.
Não usei a gravata. Já disse, não sei dar nó de gravata. Norma pediu o Divórcio.
NOrma levou tudo, me deixando apenas a gravata.
Busquei reconciliação. Talvez um nó bonito seja convincente... Quem sabe...
Em frente ao espelho. Constrangedor. Mesmo estando ali, sozinho, com a decisão de acertar a volta, o laço. Nó de gravata certinho, adequado, equilibrado...De nada adiantou. O cacareco ficou - por mais caro e sedoso -, desmantelado, frouxo, com cara de entediado. Sem postura, sem respeito. E eu, sem nó estufado e orgulhoso, perdi o orgulho também.
Cansado, desisti do feito.
Gravata não é pra mim...Norma também não.
"Pescoço é uma ponte que não gosta de muita pressão. O fluxo, o ar, a passagem precisa ser tranquila, sem conter respiração. Sufocá-lo assim, restringe os passos do "Homem por excelência".
"Com ou sem gravata fazemos isso quase sempre...com pensamentos pesados, que dão laços apertados, em nós mesmos e no OuTro... "

- Gravatas têm medo de vento!

Penduradas e amarradas, preferem que as levem.
Línguas de pano caladas. Retalhos sofisticados sem decisão. Enfeites sem efeito.
Muita gente faz bom uso da gravata. E, realmente, fica até mais elegante...Sua natureza enfeitada, sua elegância legitimada. ...Se Freud explica, não sei.
Uma gravata exaltada diante de mim e eu minguante diante da gravata...Se Nietzsche implica, não sei.
Tem gente que nasce para dar o nó. Tem gente que nasce para desatá-lo.
Gravata desatada, desenrolada, na eminencia de se soltar...esperando apenas um bom vento...
Gravata inadequada, solta, insurgente. Libertando pescoço, cabeça e mente...
Um pescoço leve, livre, nú, dono de si... Se isso alguém explica, também não sei.

B Damas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário